Contronic Tecnologia para Diagnósticos
Instituto do Sono de Santa Maria
Doctus Equpamentos Médicos
OBSTRUÇÃO NASAL, RONCO, ROUQUIDÃO, ENGASGOS ELETROFISIOLOGIA DA AUDIÇÃO,TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA, FISIOTERAPIA LABIRÍNTICA DOR DE GARGANTA, DOR DE OUVIDO, APNÉIA DO SONO EMISSÕES OTOACÚSTICAS, AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL POTENCIAIS EVOCADOS MIOGÊNICOS VESTIBULARES ( cVEMP e oVEMP)  MEDICINA DO SONO, AUDIOLOGIA, OTONEUROLOGIA OTOLOGIA, LABIRINTOLOGIA, RINOLOGIA, LARINGOLOGIA. SURDEZ NA CRIANÇA E NO ADULTO, LABIRINTITES, DESEQUILIBRIO CORPORAL, PERFURAÇÃO DO TÍMPANO AUDIOMETRIA, IMITANCIOMETRIA, REFLEXO ESTAPEDIANO REABILITAÇÃO LABIRÍNTICA COM REALIDADE VIRTUAL, TERAPIA DA VOZ E DO  PROCESSAMENTO AUDITIVO VECTONISTAGMOGRAFIA, VIDEONISTAGMOSCOPIA

Imagens radiólogicas

Lista de imagens, que são apresentadas abaixo:

1) Tomografia normal do osso temporal em corte obliquo (como se olhassemos a orelha de frente para trás), passando pela cóclea e canal do nervo facial

2) Tomografia normal do osso temporal em corte sagital (como se olhassemos a orelha de fora dentro) passando no nível da membrana timpânica, martelo e bigorna.

3) Mastoide menos pneumatizada que o normal – Corte obliquo

4) Mastoide menos pneumatizada que o normal – Corte Sagital mostra perda do ramo longo da bigorna do lado esquerdo

5) Mastoide com perda total da pneumatização do lado direito – Corte Obliquo.

6) Mastoide com perda total da pneumatização do lado direito – Corte Sagital mostra ausencia de martelo e bigorna no mesmo lado direito.

 

 

 

 

1) Exame Normal – corte obliquo

Tomografia normal do osso temporal em corte obliquo (como se olhassemos a orelha de frente para trás), passando pela cóclea, canal do nervo facial, canal semicircular superior e canal semicircular lateral.

Multislice Temporal Bone Computorized  Tomography in Oblique Plan – Normal

Mastoide, Canais Semicirculares, canal do Nervo facial, cóclea, Mastoid, Semicircular canals,Facial Nerve Canal, Choclea

Tomografia Normal do Osso Temporal Normal Tomography of the Temporal Bone

Osso temporal cortado em um plano obliquo criado no serviço de radiologia DIX de Santa Maria sob orientação do Prof. Dr. Alcione Godoy.

Temporal bone as seen through an oblique cut created at DIX Radiology, Santa Maria, RS, Brasil by Prof Alcione Godoy.

Pode-se ver a mastoide, parte do osso temporal (osso que faz parte da base do craneo e contém a orelha externa, média e interna), cheia de ar (a parte mais escura da imagem), dividida por trabéculas osseas que delimitam cavidades de tamanhos variáveis conhecidas por células da mastoide.

O canal por onde passa o nervo facial (responsavel pela movimentação dos músculos inseridos na pele da face)  é visto como uma linha escura, vertical, imediatamente interna e anterior à mastoide. Na parte mais alta do canal observa-se uma estrutura de osso muito mais denso (branco), ôco (canal semicircular lateral), que aloja parte do labirinto membranoso (ducto semicircular lateral).

Neste ponto o camal do nervo facial muda de direção passando a ser horizontal passando imediatamente acima da janela oval (onde se encaixa o estribo que leva as ondas de pressão sonora para dentro da cóclea).

Abaixo dela, uma pequena “falha óssea” mostra o local onde está a janela redonda (onde se situa a membrana timpânica secundária).

Finalmente, na parte mais interna da imagem, encontramos a cóclea, magnifica estrutura em forma de espiral que aloja o ducto coclear e o orgão de Corti responsável pela transformação das ondas sonoras em sinais elétricos que partem dali para o cérebro iniciando o processo de percepção e compreensão dos sons.

Tomografia Mastoide Normal, Normal Mastoid Tomography

Celulas da mastoide, canal do Nervo facial, Janelas redonda e oval, cóclea,canais semicirculares

Mastoid air cells, facial nerve canal, round and oval window, choclea, semicircular canals

Observe-se a perfeita simetria entre os lados direito e esquerdo.

2) Exame Normal – Corte Sagital

Tomografia normal do osso temporal em corte sagital da orelha direita (como se olhassemos a orelha de fora dentro ) passando no nivel da membrana timpânica, martelo e bigorna.

      Multislice Temporal Bone Computorized  Tomography in Sagital Plan – Normal

Middle ear ossicles, Malleus and Incus, as seen in computorized tomography of teh temporal bone at tha sagital plane, right ear.Middle era ossicles as seen  in the sagital plane of the CT scan of the temporal bone.

Martelo e bigorna normais, vistos em corte no plano sagital, a primeira imagem é do lado direito.

3)  Mastoide com pneumatização um pouco menos desenvolvida que o normal

Tomografia normal do osso temporal em corte obliquo passando pela cóclea, canal do nervo facial, canal semicircular superior e canal semicircular lateral.

Multislice Temporal Bone Computorized  Tomography in Oblique Plan

3a) Temporal Bone CT: underdeveloped mastoides.

Corte Obliquo.

Observa-se que as pontas das mastóides estão sem pneumatização. Este tipo de achado geralmente é decorrente de sequela de otite média nos primeiros meses de vida, quando a pneumatização normal acontece, e não representa doença a ser tratada.

 

 4) Mastoide menos pneumatizada que o normal – Corte Sagital mostra perda do ramo longo da bigorna do lado esquerdo

Tomografia do osso temporal em corte sagital passando no nivel da membrana timpânica, martelo e bigorna.

Multislice Temporal Bone Computorized  Tomography in Sagital Plan

 

3b)Temporal Bone CT: Underdeveloped right mastoid mastoid

Tomografia dos ossos temporais : Corte sagital direito

Observa-se, no lado esquerdo, imagem inferior a ausência do ramo longo da bigorna, possivelmente causada por necrose da mesma em episódio de otite média no passado.

 

 5)  Mastoide com pneumatização totalmente desaparecida no lado direito

Tomografia normal do osso temporal em corte obliquo passando pela cóclea, canal do nervo facial, canal semicircular superior e canal semicircular lateral.

Multislice Temporal Bone Computorized  Tomography in Oblique Plan

As mastoides, com o mesmo tamanho, se desenvolveram normalmente até que a do lado direito passou a ter otite média cronica com osteite que deixou como sequela a sua total ossificação.

 6) Mastoide totalmente ossificada do lado direito – Corte Sagital mostra desaparecimento do martelo e bigorna do mesmo lado.

Tomografia do osso temporal em corte sagital passando no nivel da membrana timpânica, martelo e bigorna.

Multislice Temporal Bone Computorized  Tomography in Sagital Plan

 

O lado esquerdo tem martelo e bigorna normais.

No lado direito o martelo e bigorna estão ausentes em decorrencia de necrose post-infecciosa.

 

 

 

 

 

 
 
  • Leia sobre doenças e sintomas

  •